CASA AE
Projeto arquitetônico e interiores assinado pelo Studiocolnaghi
Os clientes buscavam uma arquitetura que criasse privacidade a partir do nível da calçada. Além disso, buscavam uma forma da casa ter possibilidade de uso da família ao mesmo tempo que possibilitasse recepcionar convidados.
Buscando solucionar a questão da privacidade de uso da casa, mas também garantindo amplitude visual a partir da área interna, elevou-se a casa e, com isso, garagem e áreas de serviço ficaram no nível da calçada. O ambiente social é articulado em formato de L, que possibilita atender outra demanda dos clientes, o uso independente para recepcionar convidados do restante da casa. Numa das extremidades desse pavimento, temos o gourmet, brinquedoteca e conjunto de lavabos, que relacionam totalmente com pátio e piscina, através de grandes planos de esquadrias minimalistas. Na outra articulação dessa volumetria concentra-se o estar, jantar e cozinha, e pelo seu uso frequente dos moradores, é nessa área que se encontra o principal acesso da residência. Seguindo a mesma materialidade das demais esquadrias, optou-se por uma porta pivotante com perfil em alumínio, porém o revestimento escolhido é um vidro opaco, que cria um elemento de hierarquia na composição. A tecnologia do sistema de abertura possibilitou a instalação sem acabamentos de arremate, garantindo um aspecto elegante à fachada.
Como resultado volumétrico, as suítes são dispostas sobre o volume que abriga estar e cozinha. A materialidade escolhida valoriza os elementos estruturais da casa e sua horizontalidade, construída com vigas metálicas. Como complemento da composição, utiliza-se madeira natural, concreto e vidro. A madeira, além de elemento compositivo, funciona como elemento de vedação para iluminação natural nos quartos, através de painéis articulados ripados. E como contraponto a esses elementos sólidos, o vidro traz leveza e amplitude aos espaços. Os elementos do paisagismo formam-se um plano de fundo à arquitetura e se mimetizam nas soluções. Os pisantes de acesso ao gourmet alternam-se entre o caminho na piscina e em volumes de floreiras, que geram privacidade ao uso do estar.
No desenvolvimento do projeto, optou-se por valorizar a própria estrutura metálica. E por isso, pela sua marcação predominantemente horizontal, os demais elementos compõem a volumetria reforçando essas linhas, como no caso do forro de madeira. Além disso, a madeira também aparece marcando a volumetria que aloca as suítes, no segundo pavimento. E sua opacidade contrasta fortemente com a fachada envidraçada do estar e do gourmet.
No interior, alguns desses mesmos materiais reaparecem. Principalmente quando conceitualmente há conexão de uso interno e externo, como no caso do gourmet, em que a materialidade do forro de madeira se mantém. Suavizando a marcação externa dos elementos pretos, os ambientes internos utilizam a mesma lâmina de madeira natural em todos espaços, tons neutros e claros e texturas que contribuem para uma percepção de espaços aconchegantes, confortáveis, mas atemporais.
A composição do mobiliário da residência proposta evidencia a qualidade do design brasileiro. Peças únicas contribuem para espaços autênticos e que combinam diferentes texturas e tonalidades de acabamentos. No estar da residência, como elemento protagonista de utilização do espaço, o sofá , rompe com o conceito de um layout tradicional. Nele, tem-se chaise, mesa de apoio e assentos complementares, todos em um mesmo mobiliário. Essa solução reforça o uso cada vez mais dinâmico, confortável das residências brasileiras. Para as mesas de centro desse espaço, optou-se por uma composição dupla que destaca o acabamento da peça assinada por Arthur Casas, mesa Tiles , com pedra são tomé e aço corten, contrapondo rusticidade e sofisticação em peças únicas. Para ampliar ainda mais a sensação de conforto desse espaço, a escolha dos tapetes rompe com uma proposta óbvia. Um grande tapete com trama natural recebe a sobreposição de um tapete com diferentes tons e texturas, que criam uma relação com a madeira natural dos painéis de marcenaria. Os elementos decorativos monocromáticos foram dispostos em posições específicas dos espaços para tanto simbolizar boas-vindas, com flores secas, próximo ao espelho, como em diferentes plasticidades em uma estante no lado oposto.